quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fruto do Espírito: Paz

Paz - s.f. - repouso, sossego, tranquilidade, harmonia, concórdia, serenidade.
Encontramos paz plena e completa através do exemplo supremo de Jesus. Em toda a Sua vida, o Seu comportamento nunca se alterou perante circunstâncias instáveis ou inseguras, antes manteve-se sempre em paz e concluiu toda a Sua obra.
Sendo assim, os cristãos devem ter uma paz diferente. Uma paz constante que não depende da instabilidade ou insegurança das situações. É uma paz interior, que vem de Jesus Cristo.


No entanto, é fácil compreender que a natureza do Ser humano não é definitivamente manifestada pela paz. Para além de conflitos entre pessoas, há ainda conflitos existenciais. Qualquer um destes, não permite que a paz seja uma realidade do ser humano. Estes conflitos acontecem derivados do pecado, isto é, aquilo que pensamos, dizemos e agimos de errado. É algo com o qual já nascemos e tendemos continuamente a fazer, e que nos levam de um estado permanente de paz (que só Cristo podemos encontrar) para um estado que oscila entre paz e ansiedade. É claro que o mundo sempre nos causará problemas e aflições, mas estando em Cristo, e tendo Ele vencido o mundo, morrendo e ressuscitando, podemos descansar no Seu carácter e na Sua obra (João 16:32-33). Apesar de enfrentar situações que provoquem em mim instabilidade, Cristo ao habitar em mim, fará com que eu tenha paz e reaja de um modo que transmita paz, pois o meu equilíbrio não depende daquilo que acontece à minha volta. Se confiarmos no Senhor Jesus, conservaremos a paz que Ele manifesta em nós. 

Sem comentários:

Enviar um comentário