quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O mau de ser criança - reflexão em Hebreus 5:11-6:3

 Hoje a minha reflexão na minha igreja local terá a seguinte conclusão:

Bíblia Online - Hebreus 5:11 - 6:3



(É isto que) o escritor está a tentar fazer entender aqueles crentes, e que ao longo de gerações Deus vem falando: nós não podemos viver mais como crianças que apenas sabem o básico. Enquanto crentes somos chamados a crescer, a comportarmo-nos como adultos que sabem perceber o que é bom ou mau, que estão no caminho da perfeição em Cristo que só é possível através de crescer no conhecimento e na graça de Jesus Cristo.
É tempo de parar de nos comportarmos enquanto meninos que são levados pelas coisas mais fáceis e mais sorridentes, para abraçarmos uma vida cristã com responsabilidade, que com certeza não é a mais fácil, mas que é a correta perante os olhos de Deus. Deus quer fazer-nos conhecer o Seu propósito mas temos que querer crescer e conhecer mais profundamente aquilo que lhe pertence. Não basta saber que Deus é amor, e que Ele por graça nos salva, é preciso também renovar o nosso entendimento para conhecer mais sobre as Suas riquezas que inclui os Seus mandamentos e a Sua lei. A lei de Deus não é uma coisa má para a temermos, ela é algo que devemos querer abraçar para pudermos crescer e conhecer mais e mais o nosso Deus.

É tempo de avaliar a nossa condição enquanto crentes: será que somos crianças e apenas sabemos os princípios básicos da fé? Será que com a nossa vida discerne o que é bom ou mau? Ou será que somos adultos que conseguem viver na sua vida a palavra de Deus?
A nossa vida é um bom indicador do nosso estado: se estamos constantemente a sermos levados pela corrente, se não conseguimos ver o mal escondido em certas coisas que até parecem boas aos olhos, então isto é grave, provavelmente seremos como os crentes hebreus, como crianças que não estão prontos a ouvir mais sobre a profundidade de Deus porque não compreenderemos. 
Mas se a nossa vida espelha crescimento, se as nossas atitudes mostram que conseguimos perceber o que é de Deus e o que não é, o que pode é bom para nós e aquilo que vai minar a nossa relação espiritual com Deus, com os outros e na igreja, então sabemos que estamos no bom caminho, crescendo, recebendo as bênção mais profundas de Deus a atingindo a maturidade em Cristo Jesus.

Que Deus renove a nossa vida para atingirmos a perfeição.

Sem comentários:

Enviar um comentário