quinta-feira, 31 de outubro de 2013
31/10/2013 - 496 anos de Reforma
O dia da reforma luterana é celebrado por luteranos e outros cristãos com origem na reforma protestante. Celebra-se neste dia pois foi exactamente nele, em 1517, que Martinho Lutero publicou na igreja de Wittemberg uma proposta de reforma da igreja católica - as conhecidas "95 teses contra as indulgências", proposta essa que levaria à ruptura com a igreja católica romana, o que originaria o movimento protestante.
Inicialmente, não foi uma tentativa de provocação, ou de ruptura, apenas de informação sobre o que Lutero tinha apreendido das Escrituras - penitência, indlugências e salvação por fé. Como a prática da igreja não se encontrava correcta à luz das Escrituras, instalou-se uma tensão entre igreja romana e Lutero e seus seguidores que levaria a este final.
Na mesma linha e não muito mais tarde viriam a aparecer João Calvino e Zwinglio, entre outros, porém estes são os mais conhecidos. Os três conduziram a uma época única na história da religião, após o séc I d.c.
Hoje, estamos gratos a Deus porque Ele conduziu a história. Se Deus não tivesse intervido através destes homens e mulheres que tiveram a ousadia de dizer "Basta! Não é isto que ensina a Palavra de Deus" hoje, a igreja visivel, não seria desta forma em que podemos compreender e aplicar a Palavra tal e qual como ela é!
Glórias sejam dadas a Deus!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário