segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Reflexo espiritual

Enquanto filhos de Deus somos confrontados a ter outro tipo de comportamento: outro tipo de pensar, outro tipo de andar, uma maneira de falar e agir com os outros, uma maneira diferente de falar e agir conosco próprios e com o Pai. De certo que é esta ultima que é a chave para todas as outras. Mas como é que é possivel ser diferentes? O ap. Paulo na carta aos Gálatas diz "Se vivemos no Espirito, andemos também no Espirito" (5:25). Viver no Espírito refere-se à salvação encontrada em Cristo Jesus (regeneração), andar no Espírito significa santificação, é por em prática a nossa salvação.

A questão foca-se em "como posso andar no Espírito?"

Enquanto pessoas procuramos ter sempre um exemplo, um heroi; por isso é que tantas pessoas procuram biografias e fazem citações sobre elas, porque de alguma forma procuram encontrar na história de outros algo que seja comum à sua, ou que possa servir de inspiração para algo que procuram fazer. Então, o exemplo para o filho de Deus é Cristo - tudo está completo em Cristo Jesus. O autor de Hebreus diz "olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (12:1). Para o filho de Deus,  Ele é o exemplo, e mais que exemplo, Ele deve ser o nosso reflexo.
Durante a minha pré-adolescência li um livro que tinha por título "Em seus passos o que faria Jesus?": os nossos comportamentos devem ser moldados ao comportamento do autor e consumador da nossa fé. Por outras palavras, aquilo que fazemos deve ser o reflexo de Cristo em nós. Nós vemos o reflexo do Jesus Cristo em nós, as pessoas que nos rodeiam vêm Cristo reflectido nas nossas acções e palavras.

Tenho para mim que se há alguma chave para "andar no Espírito" então ela é procurar o reflexo de Jesus em nós. Fica então o desafio:

Coloca-te à frente do espelho espiritual: O que é que tu vês? O que é que as outras pessoas vêm? A ti ou a Cristo?

domingo, 22 de setembro de 2013

Insight Espiritual (1)

"Por vezes escrevemos as bençãos de Deus na areia da praia, e as dificuldades gravamo-la na pedra mármore." David Sugden
 

Não resisto a esse amor

Do seu desejo Deus mostrou o Jesus,
O Salvador que a história transformou.
Por Ele contam-se os anos e por Ele nós caminhos sem temor

O pecado e morte não detiveram este amor
Fez-se homem, Ele sente a minha dor
Ele me ama, é real, age as promessas
Deus é leal
E p'ra sempre não resisto a esse amor

De fé em fé nos prosseguimos
De amar não desistimos, Cristo foi até ao fim
Como ficar indiferente a esse amor tão persistente e fiel?

Música: Até ao fim - Hinos de Graça, Marcos Esteves Martins



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Dependência

Nós somos tão dependentes de Deus que até para nos apercebermos do nosso pecado e culpa tem que ser o Seu Santo Espírito a convencer-nos.